10 de setembro de 2013

ANIMAÇÃO [Review]: Universidade Monstros

Sobre a Coluna:
A ideia da coluna é a de, ocasionalmente, dividir com vocês todo o tipo de informação sobre animações - desde indicações, reviews e novidades, até detalhes sobre a produção e curiosidades em geral - sempre com o intuito de divulgar e desvencilhar de tabus como "animação é coisa de criança" essa incrível variável da 7ª arte.

Há mais de uma década (sim, já faz tudo isso), estreava um dos maiores sucessos da Pixar Animation Studios. Consolidando o nome do estúdio, Monstros S.A. conquistou fãs por todo o mundo e foi vencedor do Oscar de melhor canção original, além de ter sido indicado a mais 3 categorias. Nove filmes depois, os amantes do longa ganharam um presente chamado Universidade Monstros. Nota: esse post está lotado de fotos. Motivo? É uma mais linda e colorida que a outra.


Avaliação (dentro do gênero):
    
Título: Universidade Monstros
Título Original: Monsters University
Direção: Dan Scanlon
Ano: 2013
Estúdio: Disney - Pixar Animation Studios
Sinopse: Mike Wazowski (Billy Crystal) e James P. Sullivan (John Goodman) são uma dupla inseparável em Monstros S.A., mas nem sempre foi assim. Quando se conheceram na universidade, os dois jovens monstros se detestavam, com Mike sendo um sujeito estudioso, mas não muito assustador, e Sulley surgindo como o cara popular e arrogante, graças ao talento inerente para o susto. Após um incidente durante um teste, os dois são obrigados a participarem da mesma equipe na olimpíada dos sustos. A equipe, por sinal, é formada por uma série de monstros desajustados, para o desespero de Sulley, acostumado a conviver com os caras mais populares da escola.


Universidade Monstros é um prelúdio de Monstros S.A. que nos conta a história por trás da amizade de Mike e Sulley. O filme começa nos mostrando um pequeno Mike que sonha em se tornar um Assustador e trabalhar na Monstros S.A., a maior fonte de energia do mundo monstruoso (se você já viu o primeiro filme da franquia, sabe do que eu estou falando). Anos mais tarde, depois de se formar na escola, ele dá o primeiro passo em direção ao seu sonho e ingressa na Universidade Monstros.

Estudioso e determinado, Mike se inscreve para a aula mais difícil de toda a universidade: a aula dos Assustadores. Além de ser acompanhada de perto pela diretora que é extremamente rigorosa e, digamos assim, não muito simpática, a matéria acaba apresentando um outro obstaculo: James P. "Sulley" Sullivan (ou "gatinho" se você for a Boo). Brincalhão e muitas vezes arrogante, Sulley é filho de um dos maiores Assustadores de todos os tempos, o que faz dele alguém instantaneamente popular. Se isso já não bastasse, ele também é o melhor quando o assunto é assustar de verdade, enquanto Mike é o melhor na teoria mas deixa (muito) a desejar na prática. A competitividade e apatia entre os dois é rapidamente estabelecida.

Pra piorar a situação, devido a alguns problemas que ocorrem durante o filme, os dois devem se unir. E não é só isso. Eles também terão que se unir aos "nerds" da fraternidade Oozma Kappa, formar um time, superar suas diferenças e vencer o Torneio Universitário de Assustadores se não quiserem ser expulsos da universidade e da aula de sustos.

Foto: OOZMA KAPPA Mike, Terri e Terry, Don Carlton, Scott "Squishy" Squibbles, Sulley e Art.

Algumas curiosidades:

  • A Universidade oferece seis cursos diferentes: Terror, Engenharia, Humanidades e Monstruosidades, Ciências, Comércio e Divisão Aquática.
  •  Em Monstros S.A. a Pixar criou um programa simulador de cabelos e pelos para o personagem Sulley que deixou todo mundo de "boca aberta" devido a seu realismo. Para Universidade Monstros o programa foi aperfeiçoado e o "gatinho" de Boo recebeu 5 vezes mais pelos. São 5.475.458 pelos pra ser mais exata.
  •  Foram 100.856 storyboards desenhados, tornando este o filme de maior número de roteiros gráficos já feito para um longa-metragem da Pixar.
  • A trilha sonora de Universidade Monstros foi composta por Randy Newman, o mesmo de Monstros S.A. e da trilogia Toy Story.
  • 500 personagens diferentes foram criados para circularem pela universidade. A média é que 25 deles aparecem em cada cena, diferente de outros filmes do estúdio onde a média é menor que 10. Nota: é muito legal ver como eles exploraram as infinitas possibilidades para o mundo e aparências dos monstros. É uma novidade pra cada lado!


Vou ser sincera com vocês e confessar que Monstros S.A. não é um dos meus favoritos da Pixar. Eu gosto do filme, o acho incrível e tudo mais, mas simplesmente não me identifico com ele como faço com outros do estúdio. Por conta disso, eu estava ansiosa por esse novo longa, porém matinha minhas expectativas baixas. O que eu posso dizer é que eu fui impressionada. Do início ao fim, detalhes me surpreenderam. Em primeiro lugar, achei uma tremenda "jogada de mestre" a ideia de presentear os fãs com um prelúdio e não uma sequência. Mesmo que este novo longa fosse um fracasso, não conseguiria "estragar" a história do primeiro. Além disso, para assistir a este novo filme não é preciso ter assistido ao primeiro, o que com certeza garantiu mais espectadores do que faria se não fosse desta forma. Um roteiro simples e contagiante, fotografia INCRÍVEL, uma verdadeira explosão de cores, carismáticos novos personagens e os antigos com tudo aquilo que amamos neles. Junte tudo isso em um só filme e você terá a receita de Universidade Monstros.



Talvez os grandes fãs do longa de 2001 tenham sentido a falta de mais momentos nostálgicos, mas pra mim eles aconteceram na medida certa. Durante o filme é possível identificar várias das personagens que já conhecíamos. Algumas nem fala têm, outras desempenham importantes papeis no enredo. O que eu mais gostei em todo o filme (além de ver o Mike criancinha e mais olhudo do que nunca) foi a origem tímida e insegura que deram para o grande vilão do filme original, Randall Boggs e também achei sensacional a forma como eles contaram, bem no fim do filme, a trajetória dos protagonistas desde o momento em que deixam a universidade até chegarem onde estão em Monstros S.A.. É aquele tipo de fim de filme que emociona e te deixa morrendo de vontade de ver mais e mais das aventuras das personagens.



Bom, acho que eu não preciso nem dizer que o filme foi mais do que aprovado por mim, né?
Indico a todos, sem hesitação, e garanto a vocês muita diversão, emoções a todo momento, uma tecnologia e um design de deixar qualquer um babando e muito, mas muito, Mike e Sulley do jeito que todo mundo gosta ou pode começar a gostar!




Um comentário:

  1. Muito interessante, e completa, só achei que pra ficar mais completa precisava comentar da pequena cena depois dos créditos. Que eu particularmente achei muito engraçada. Além disso a Review fez eu procurar o filme quase que na mesma hora para assistir online. Porém só achei que ela foi um pouco "parcial", sendo baseada nas suas expectativas, ou não expectativas em relação ao filme.

    ResponderExcluir

O que você achou do post?