12 de setembro de 2013

LIVRO [Resenha]: O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman















Hoje, vim resenhar para vocês um livro que eu peguei para ler depois da indicação de um amigo meu (Oi, Filipe) e fico feliz por ter recebido essa dica. Esta é uma obra do aclamadíssimo Neil Gaiman, famoso por sua série de quadrinhos Sandman e outros romances, como Coraline. O Oceano no Fim do Caminho é um romance adulto que veio para levar todos nós de volta à infância.




Avaliação (dentro do gênero):
    
Título: O Oceano no Fim do Caminho
Título Original: The Ocean at the End of the Lane
Autor: Neil Gaiman 
Editora (BR): Intrínseca
Sinopse: Foi há 40 anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha 7 anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste  mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive  os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam - e não deveriam - compreender os eventos que se desdobravam  tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de  perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as 3 mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.


O enredo:

Gostaria de dizer para vocês quem é o protagonista desta história, mas não sei o nome dele. Isso mesmo. Em momento algum descobrimos como se chama nosso narrador. Sabemos apenas que este tem aproximadamente 50 anos, passou a maior parte de sua infância em um lugar chamado Sussex, no interior da Inglaterra, e acabou de sofrer a perda de um familiar. Seu plano era sair do velório e ir direto para a casa da irmã, mas acabou desviando para outro caminho que o leva até as redondezas de onde morava quando criança. Então, decide visitar um lugar no qual passou importantes momentos de sua infância: a fazenda Hempstock, onde moravam 3 misteriosas mulheres. Suas lembranças dos tempos em que se divertira ali com sua única amiga, e mais nova das mulheres Hempstock, Lettie, eram vagas. Porém, ao ver, depois de tantos anos, o lago que a amiga costumava chamar de Oceano, todas as suas memórias vêm à tona. E é assim que a história começa: um homem revivendo seus dias de menino. 
Há 40 anos, seus pais estavam com dificuldades financeiras e resolveram que seria melhor alugar um dos quartos da casa para que pudessem continuar morando ali com os dois filhos. O primeiro inquilino do quarto fora um homem que, depois de pouco tempo na casa, roubou o carro da família e cometeu suicídio dentro do automóvel. Sua morte acabou desencadeando uma série de desventuras para o menino de 7 anos e Lettie Hempstock, sua corajosa amiga de 11. A partir daí, acontecimentos inexplicáveis e assustadores começam a acontecer. 

A narrativa:

A narrativa de Neil Gaiman é simples, crua, e ao mesmo tempo rica em metáforas. Este é um livro que terá um significado diferente para cada leitor. Aqui somos introduzidos a um mundo impossível (ou não) sem nunca saber se a intenção do autor era nos contar uma história de fantasia ou se tudo o que lemos é fruto da imaginação fértil de uma criança. Se você gosta de respostas concretas e racionais, talvez este livro não seja para você. Este é um livro para ser lido com a mente aberta a novas sensações e possibilidades. Não é um livro a ser questionado, apenas lido. Lido e pronto, acabou.




A emoção:

O autor consegue trazer à tona todas as nossas inseguranças que tínhamos quando crianças. A forma como é retratado o sentimento de impotência que o narrador experimenta quando ninguém acredita nele por ser apenas uma criança é um exemplo de como Gaiman soube descrever as sensações do protagonista de forma a fazer o leitor sentir toda essa aflição na própria pele, como se estivesse revivendo momentos da própria infância. 

[...]

O Oceano no Fim do Caminho é algo de outro mundo? Não, não é. Não é nada que vá te deixar estupefato, mas é algo que vale a pena ser lido. Uma história simples e fantasiosa ao mesmo tempo. Uma narrativa leve e gostosa de ser lida. Um romance adulto que pode ser lido por todas as idades e que eu acredito que apresentará um significado diferente dependendo da fase de sua vida em que for lido.

Leitura recomendada para quem quer se deixar levar por uma história original e que te dará a oportunidade de interpretá-la como quiser. Lembrando sempre que uma mente aberta, para esse livro, é necessária. Deixe-se levar pelo Oceano de Neil Gaiman até um lugar nostálgico no fundo de sua mente.






2 comentários:

  1. Belo texto. Confesso que comecei e deixei pelo começo esse livro. Gosto muito do Gaiman, mas sou resistente à literatura adulta a que ele vem se propondo, talvez seja preconceito. Vou dar mais uma chance, conquistado pela tua crítica. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, realmente, esse é um livro pra ser lido sem preconceito ALGUM. Tem um estilo muito próprio. Espero que você termine de ler, Adri, pra ter certeza de que o Neil Gaiman é completamente louco KKK

      Gabriela

      Excluir

O que você achou do post?