21 de agosto de 2013

ANIMAÇÃO [Review]: A Origem dos Guardiões

Sobre a Coluna:
A ideia da coluna é a de, ocasionalmente, dividir com vocês todo o tipo de informação sobre animações - desde indicações, reviews e novidades, até detalhes sobre a produção e curiosidades em geral - sempre com o intuito de divulgar e desvencilhar de tabus como "animação é coisa de criança" essa incrível variável da 7ª arte.


Certo dia, eu e Aquerman estávamos no lugar que mais frequentamos: o cinema. Não me lembro qual era o filme que nós iríamos assistir, mas o que importa é o trailer que naquele dia nós vimos pela primeira vez. Então começou. Minha atenção foi logo conquistada pelo trailer, por ser de animação, mas também logo perdida por conta da temática que não me convenceu. O Aquerman, pelo contrário, foi completamente seduzido pelo trailer. Eu não entendia muito bem o porquê e ficava pensando "Papai Noel e Coelhinho da Páscoa? Sério? Vai ser aquele filminho medíocre que não vai mudar nada na minha vida e daqui uns anos vai passar no especial de natal da Rede Globo e eu vou acabar assistindo por falta de opção", mas lá fomos nós assistir ao filme no cinema, eu não esperando nada do filme e ele louco pra ver. E agora eu lhes digo que é por essas e outras que eu agradeço ao Aquerman. Se não fosse por ele, eu talvez nunca tivesse assistido a esta animação extremamente divertida, original e onde Papai Noel e Coelhinho da Páscoa são legais pra CARA...mba. E essa animação é A Origem dos Guardiões.



  Avaliação (dentro do gênero):
Título: A Origem dos Guardiões
Título Original: Rise of the Guardians
Direção: Peter Ramsay
Ano: 2012
Estúdio: DreamWorks Animations
Sinopse: As crianças do mundo inteiro são protegidas por um seleto grupo de guardiões: Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman. São eles que garantem a inocência e as lendas infantis. Mas um espírito maligno, o Breu, pretende transformar todos os sonhos em pesadelo, despertando medo em todas as crianças. Para combater este adversário poderoso, a Lua designa um novo guardião para ajudar o grupo: Jack Frost, um garotinho invisível que controla o inverno. Sem conhecer sua própria vocação de guardião, ele embarca em uma aventura na qual vai descobrir tanto sobre as crianças quanto sobre seu próprio passado.



O filme começa apresentando Jack Frost. Ele é, como eles chamam no filme, um Guardião. Assim como Fada-do-Dente, Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e Sandman, Jack possui dons extraordinários, é imortal e tem como missão proteger todas as crianças do mundo. Porém, diferente dos outros Guardiões, ele é solitário e esquecido. Ele, que tem como um de seus dons o controle das tempestades e da neve, tornou-se amargo por ser ignorado pelas crianças e passa seu o tempo fazendo pegadinhas com elas. Para o infortúnio de todos, o vilão Pitch (algo parecido com a nossa ideia de Bicho-Papão), cansado depois de ter que suportar gerações de pais dizendo aos seus filhos que ele não existia, resolve por em ação um plano que tem como objetivo acabar com os sonhos felizes de todas as crianças e, além disso, suas crenças nos Guardiões. Então, para a infelicidade de Jack Frost, e dos outros também, ele terá que unir-se a ele para que, assim, possam acabar com o plano do inimigo.

Conheça os Guardiões:

  • JACK FROST: Carismático, inteligente e eternamente jovem. Controla tempestades, ventos, chuvas e neve.
  • NORTE: Uma versão durona e tatuada do Papai Noel que nós conhecemos. Nota: Norte possui ajudantes que são uma espécie de pequenos elfos. Se você gosta dos Minions de Meu Malvado Favorito, saiba que os elfos são o equivalente nórdico deles, tão engraçados quanto!
  • FADA-DO-DENTE: Metade beija-flor, metade humana. Seu dever é o de recolher os dentes das crianças porque é neles que as memórias da infância ficam guardadas e ela é a responsável por devolvê-las quando preciso.
  • COELHO: Inteligente e engraçado, ele é o responsável pelos ovos de páscoa e não tem paciência para ouvir Norte falando que o Natal é mais importante que a Páscoa.
  • SANDMAN: Além de ser meu personagem favorito (heheheh), ele controla os sonhos das crianças para que sejam sempre belos. Ele não fala, mas se comunica por meio de imagens e é incrivelmente sábio e poderoso. 

A Origem dos Guardiões não possui o roteiro mais inovador do mundo e não é uma obra sem defeitos, mas conta uma história divertida e emocionante e oferece ao espectador uma viagem por um universo encantador com o qual todos nós já sonhamos um dia quando crianças.
O responsável pela criação desse universo maravilhoso é o multifuncional William Joyce. Sem querer, acabei descobrindo que o filme é, na verdade, uma adaptação de uma série de livros escrita por ele. Joyce também é o autor do livro The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore (infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler) que acabou baseando o curta homônimo - que foi dirigido por Brandon Oldenburg e pelo próprio autor - vencedor do Oscar de melhor curta-metragem animado (Nota: Oscar totalmente merecido! O curta é uma obra de arte!). A descoberta dos livros foi uma enorme felicidade pra mim. Não resisti! Trouxe o primeiro volume pra casa e é uma das minhas leituras do momento. Espero poder fazer um post focado apenas nos livros, mais pra frente, mas vou falar um pouquinho mais sobre eles aqui mesmo, caso alguém tenha se interessado:

  • A série se chama Os Guardiões da Infância (ou Guardians of Childhood no original) e contará com um total de 13 livros, tendo, por enquanto, 5 desses 13 lançados tanto nos Estados Unidos como aqui no Brasil. O primeiro volume se chama Nicolau São Norte e a Batalha Contra o Rei dos Pesadelos e dá início à história focando em Papai Noel. Pra quem gosta de livros infanto-juvenis, ou está procurando por um presente pra alguém, é uma dica! Acompanhada de (lindas) ilustrações da artista Laura Geringer, é uma história inteligente e bem humorada contada de forma simples e divertida. Nota: a editora responsável pelo lançamento dos livros aqui no Brasil é a editora Rocco.


E se você ficou com vontade de assistir ao curta citado no texto, segue o vídeo logo aí embaixo. Eu até poderia falar um pouco mais sobre este, mas ele fala por si só:


Nota: infelizmente não há nenhuma versão em HD deste curta disponível no YouTube!

Concluindo: seja você criança, jovem ou adulto, se estiver buscando uma aventura épica, cheia de personagens cativantes e divertida desde os primeiro minutos, assista, leia e ame A Origem dos Guardiões!
Nota: esse filme foi considerado um fracasso de bilheteria. Um dos maiores fracassos da DreamWorks Animations. São poucas as críticas a respeito do filme, o que me faz pensar sobre o que houve de errado. Será que foi um problema com a divulgação? O filme Os Croods (do mesmo estúdio), que eu - particularmente - achei inferior, vendeu muito mais. Vai entender (hahah)!


                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do post?